Democracia na sala de aula: como a Experimental faz?

Democracia na sala de aula como a escola Experimental faz em salvador

A democracia na sala de aula é um tema importante,
que sempre foi prioridade na Experimental. A educação é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de atuar de forma efetiva na sociedade. E para isso, é necessário que os estudantes tenham voz e participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

A Escola Experimental foi criada a partir de uma proposta pedagógica construtivista e que pela sua filosofia valoriza a participação ativa dos alunos na construção coletiva do conhecimento.

Para implementar a democracia na sala de aula, a Escola Experimental adota diversas estratégias e práticas pedagógicas. Entre elas, podemos destacar:

Democracia nas assembleias de classe

As assembleias de classe são momentos em que os estudantes se reúnem para discutir assuntos relacionados à escola e ao cotidiano escolar. Nessas assembleias, os alunos têm voz e podem apresentar suas opiniões e sugestões. Além disso, as decisões são tomadas coletivamente, o que fortalece a democracia na escola.

Projetos interdisciplinares e democracia na sala de aula

Os projetos interdisciplinares são atividades que envolvem diferentes disciplinas e que têm como objetivo estimular a participação dos alunos na construção do conhecimento. Nesses projetos, os estudantes têm a oportunidade de pesquisar, discutir e apresentar ideias, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades como a comunicação e a argumentação.

Ensino colaborativo como forma de democracia na sala de aula

O ensino colaborativo é uma prática pedagógica que valoriza a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Nessa abordagem, os estudantes são incentivados a trabalhar em grupo, a discutir e a construir coletivamente o conhecimento. Essa prática contribui para o desenvolvimento de habilidades como a liderança, a comunicação e a resolução de problemas.

Além dessas estratégias, a Escola Experimental também investe na formação dos seus professores, para que eles estejam preparados para implementar a democracia na sala de aula. A escola oferece cursos de formação continuada e promove momentos de reflexão sobre a prática pedagógica.

Gostou de como trabalhamos para deixar a educação ainda mais transformadora e participativa? Agende uma visita para conhecer melhor a nossa Escola Experimental.