Proposta
Educação Infantil

A Educação Infantil da Escola Experimental atende do Grupo 01 ao Grupo 05, com crianças que geralmente encontram-se na faixa etária dos 1 aos 5 anos.

Para atendê-los, contamos com duas unidades de ensino: uma na Rua Raul Leite (para os Grupos 1, 2, 3 e 4) e a outra na Rua Rio Amazonas (para o Grupo 5), ambas no bairro da Vila Laura.

Desenvolvemos um trabalho de qualidade, contemplando o educar, o brincar e o cuidar, além de proporcionar um espaço físico apropriado para crianças pequenas. É neste período que a criança descobre a si mesma e ao mundo, ampliando suas capacidades e habilidades, o que lhe permitirá novas aprendizagens frente a uma crescente autonomia.

Observar, ouvir e respeitar as falas e ações da criança nas suas diversas manifestações e estimulá-la através de atividades e vivências significativas, faz parte da nossa proposta, contribuindo assim para sua autoestima e para o seu pleno desenvolvimento.

O professor da Escola Experimental percebe seu aluno como um ser capaz e o acolhe com dedicação e afeto. Devido à sua qualificação profissional, está preparado para interpretar as diversas manifestações da criança, oportunizando situações que fortaleçam sua autoestima e estimulem as relações interpessoais.

Desde cedo, procuramos incentivar boas experiências alimentares, motivando as crianças a consumirem produtos naturais e saudáveis, como frutas e verduras. O lanche geralmente é realizado na sala e, neste momento, os alunos têm a possibilidade de desenvolver aspectos sociais e coletivos, ajudando na tarefa de distribuir pratos e copos aos colegas.

Como parte do trabalho de incentivo à uma alimentação saudável, duas vezes por semana, nosso lanche é composto por alimentos leves, trazidos de casa pelas crianças

A Educação infantil da Escola Experimental é pioneira em trabalhar com os eixos curriculares da BNCC – Base Nacional Curricular Comum, que foi oficializada em 2018.

Respeitamos os 6 direitos de aprendizagem:

• Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se

Campos de Experiências:

• O eu, o outros e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Oralidade e escrita