Música

Alguns elementos da Musicalização são trabalhados nas aulas de música da Experimental: percepção rítmica, melódica, coordenação motora, memória musical, integração, sensibilidade e etc. Ao longo do ano letivo, alguns aspectos são abordados:

Musicalização – É a proposta básica de educação musical, ou seja, a relação do aluno com a essência da musica. Nesse processo, a teorização e execução caminham concomitantemente e aos poucos, pois o objetivo é inserção de conteúdos musicais de forma lúdica e divertida.

Repertório Inicial – É a escolha do material de estudo inserido gradativamente, pois a criação dele se da através pesquisa, junto com as crianças e os educadores. (letra, ritmos)

Composição/improvisação  – É a produção musical de forma criativa, a forma da musica passa a ser improvisada criando assim uma composição instantânea.

Execução – Trata-se da prática musical – técnica e interpretação do repertório proposto seja no instrumento ou na voz.

Aspectos teóricos – Referem-se à conscientização intelectual da música, à aquisição de conhecimentos específicos da linguagem musical, tais como harmonia, melodia, ritmo, etc.