Às famílias da Educação Infantil do Estado da Bahia

Vocês já pararam para pensar como seria a nossa sociedade sem a escola do seu filho?

A Escola de Educação infantil é um espaço privilegiado de aprendizagem, socialização, construção de identidade e de autonomia. Ela ocupa um importante papel na formação do pensamento simbólico das crianças.

É através das relações cotidianas que vão sendo construídos os laços afetivos, que unem as crianças às suas professoras e colegas, impulsionado, assim, o seu desenvolvimento sócio emocional. Esta fantástica comunidade de aprendizagem favorece a construção das competências, da criatividade, da imaginação, ajudando de forma sistemática na transformação das crianças em sujeitos pensantes potentes.

Você sabia que a Escola de Educação Infantil é também um espaço que valoriza as múltiplas linguagens, como forma de expressão das crianças e que se revelam através de ricas experiências?

As pesquisas da neurociência nos informam que são estas diversas linguagens que favorecem a formação de 80% da plasticidade cerebral até os 5 anos, determinantes na construção de competências cognitivas e sócio emocionais. Se a educação é um direito da criança ao afastá-la do espaço escolar, ela estará abdicando das possibilidades de trocas afetivas, socialização, ampliação de repertório e inserção mais ampla na cultura.

Neste momento de distanciamento social, é importante valorizar as Escolas de Educação Infantil, que estão se reinventando e oferecendo o que é possível para crianças tão pequenas. Estamos pensando prioritariamente em manter o vínculo das crianças com seus professores e amigos, assim como, orientando as famílias, pelo muito que elas têm feito pelos nossos pequenos.

A pandemia vai passar. As aulas vão voltar e, gradativamente, com união, serenidade e força de vontade, restabeleceremos o espaço lúdico e saudável que a escola sempre ocupou nas vidas de tantas crianças.

Gostaríamos de ressaltar que as relações de confiança entre as famílias e escolas são estruturantes e foram construídas ao longo do tempo, portanto precisam ser preservadas, pelo bem da formação integral das crianças de 0 a 5 anos.

Não deixe seu filho sem escola, ele precisa ter para onde voltar após a pandemia.

A Escola de Educação Infantil precisa do apoio das famílias e da sociedade para continuar oferecendo todo o encantamento que faz da primeira infância uma fase especial.

Bisa Almeida, diretora da Escola Experimental e Casa do Horto.