Crianças e economia doméstica: Como incentivar seu filho desde cedo a preservar recursos financeiros.
Introduzir crianças à economia, como gastos com lazer, alimentação, viagens e outras atividades não é uma tarefa somente reservada aos adultos, podendo ser introduzida às crianças desde cedo.
Ensinando crianças a economizar!
A ideia é fazer com que os pequenos desenvolvam, desde cedo, o senso de responsabilidade financeira, seja economizando com guloseimas, juntando sua própria mesada como uma forma de poupança para assim adquirir no futuro aquele brinquedo, viagem, roupa ou acessório tão desejado.
Os benefícios são diversos, desde ter um adulto disciplinado com suas próprias despesas, ou até mesmo entender e transmitir para outras crianças a importância de ganhar dinheiro, poupar, gastar conscientemente e saber onde investir.
Mas como fazer isso de forma prática?
Algumas atividades, brincadeiras e exemplos do dia a dia podem ser ótimos pontos para ensinar crianças a economizar. Lembrando que toda tarefa deve estar adequada com a idade do pequeno(a). Alguns jogos sobre finanças podem ser ótimos para incentivar o aprendizado sobre como economizar. Exemplos práticos que podem ser apresentados são os de apagar luzes acesas desnecessariamente, como forma de economizar na conta de energia no final do mês, além de ser benéfico para o meio ambiente; reutilizar materiais no estilo “faça você mesmo”, na tentativa de evitar gastos e estimular a criatividade; todos estes exemplos são pontos positivos de como introduzir a economia na vida da criança desde cedo.
A seguir: um vídeo do Serasa, com mais algumas dicas de como ensinar crianças a economizar.
Agora que você já sabe um pouco sobre como ensinar crianças a economizar, agende uma visita para conhecer nossa escola. Até mais!