No 06 de setembro de 2023, a Escola Experimental teve a alegria de receber a visita de educadores de todo o Brasil, que estão participando da Formação “Entre o Remendar e o Tecer: a costura de pensamentos e práticas para uma educação antirracista”, promovida pelo Centro de Formação Escola da Vila. A nossa equipe do GAP teve a honra de apresentar a nossa escola e seus projetos para os visitantes, com bastante propriedade e entusiasmo. As crianças do 2º ano também cantaram, lindamente, músicas relacionadas à temática antirracista e que fazem parte das aulas com o professor JJ.

O Centro de Formação da Vila é conhecido pelas suas formações e cursos que são voltados para a formação da equipe interna da Escola da Vila, mas também para escolas públicas e privadas, onde são produzidas e compartilhadas reflexões e conhecimentos didático-pedagógico derivados das contribuições da psicologia e pedagogia contemporâneas, bem como das práticas desenvolvidas pelos profissionais da Escola da Vila.

A equipe de Coordenação e Direção Pedagógica da Escola Experimental (que foi orgulhosamente uma das oito escolas premiadas em novembro de 2022 com o Selo de Escola Antirracista pela Defensoria Pública do Estado da Bahia) iniciou a formação em Educação Antirracista do Centro de Formação da Vila em abril deste ano.

Nossa escola abriu suas portas para receber os demais educadores participantes deste curso, compartilhando os valores e práticas desenvolvidas aqui, através de diferentes projetos e ações, em que buscamos estar sempre avançando na ampliação de letramentos raciais rumo a uma educação antirracista, pautada no respeito e na valorização das contribuições de negros, negras e povos indígenas. Aspiramos por uma sociedade renovada, constituída por cidadãos que tenham como base, assim como nós, valores alinhados com ideias de respeito, pluralidade e um olhar crítico sobre as relações étnicos-raciais, para que assim, sigamos com o nosso objetivo de combater o racismo estrutural.