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Escola Construtivista em Salvador: o que é e sua importância

Para encontrar uma boa Escola Construtivista em Salvador é preciso entender o conceito e os princípios dessa proposta pedagógica para, depois, reconhecer se ela é aplicada no estabelecimento de ensino que você for conhecer. Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal, por isso é necessário ir além da transmissão passiva do conhecimento.

Para muitos pais, escolher uma instituição de ensino para seus filhos pequenos é uma tarefa desafiadora diante de tantas opções de instituições de ensino e atividades ofertadas para o processo de aprendizagem do aluno.

Neste artigo, você terá a resposta para os seguintes tópicos:

O que é construtivismo?

Aprender é uma experiência única para todo indivíduo, então porque limitar a maneira de ensinar a repetição do conhecimento? Em meio a esse questionamento, o psicólogo Jean Piaget desenvolveu em 1920 a teoria construtivista, proposta pedagógica que entende a criança como  um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem,  desenvolvendo-se à medida em que interage com o outro e com o meio em que vive.

Dessa forma, o conhecimento é obtido ativamente, não apenas passado de forma unilateral pelo educador. A ideia é que haja um processo dinâmico entre professor e estudante, e o conhecimento prévio do aluno é considerado no contexto escolar — sua visão de mundo com base na compreensão de suas próprias experiências.

Quais as principais características da escola construtivista?

Pautado nas fases de desenvolvimento da inteligência da criança, o construtivismo pressupõe uma relação dinâmica e participativa entre professor e aluno. A modalidade prevê o professor como um mediador entre a criança e o conhecimento, apoiando-a em suas construções, de modo a poder elaborar suas hipóteses e expressar suas ideias no decorrer da sua jornada educativa. Com isso, esse tipo de escola tem características bem diferentes do modelo tradicional de ensino, como:

  • o professor ensina na perspectiva de promover maior autonomia na criança  apoiando-a na construção de conhecimento;
  • a criança é percebida como um sujeito ativo e potente, capaz de aprender e construir conhecimento a partir dos estímulos que recebe e das relações que estabelece com o que está à sua volta;
  • o aluno possui condições de pensar, elaborar hipóteses e realizar um percurso investigativo significativo, até que encontre evidências sobre o assunto estudado;   e questionar o que é ensinado;
  • as perguntas e dúvidas dos alunos são valorizadas e utilizadas em favor da aprendizagem de todo o grupo;
  • os recursos didáticos vão além dos livros uma vez que múltiplas linguagens são utilizadas no dia a dia;
  • o aluno é estimulado a solucionar problemas de forma responsável e autônoma, resolvendo conflitos de forma respeitosa;
  • a avaliação da aprendizagem se dá de maneira processual, tem o objetivo de regular as competências construídas e aquelas que ainda estão em construção;
  • múltiplos instrumentos podem ser utilizados para mensurar o desenvolvimento da criança, como trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desempenhos, provas etc. 

O que difere o ensino tradicional do ensino construtivista?

Na escola tradicional o professor tem voz ativa para transmitir o conhecimento, moderar o fluxo de informações e conhecimentos. O aluno, então, atua como espectador que está ali para armazenar o máximo possível de assuntos por meio da memorização. Geralmente, esse modelo tem as seguintes características:

  • o foco do aprendizado é o conteúdo passado em sala de aula;
  • testes e provas padronizadas são aplicados regularmente;
  • o aprendizado é obtido em tempo, local e ritmo frequente;
  • priorização das habilidades básicas na ementa das disciplinas;
  • dependência de livros didáticos para ensinar/aprender;
  • o professor é tido como quem domina a resposta certa;
  • há pouco espaço para a reflexão e prática conjunta (ir além das teorias);
  • preza pelo aprendizado individual, em vez de trocas cooperativas.

Por outro lado, na escola construtivista:

  • o aluno tem autonomia para aprender enquanto explora o conhecimento que foi mediado pelo professor;
  • toda informação nova que é adquirida é contextualizada com conceitos aprendidos anteriormente;
  • o nível de amadurecimento de cada estudante é respeitado para que ele possa construir seu aprendizado, gradualmente.

Como funciona uma Escola Construtivista em Salvador?

Antes de visitar uma Escola Construtivista em Salvador, é importante entender que o construtivismo não é uma metodologia, mas sim uma corrente de pensamento pedagógico que apresenta princípios para que a educação seja mediada pelo professor e o aluno seja protagonista da criação do seu aprendizado. A escola construtivista deve criar métodos que estimulem essa construção de conhecimentos.

A escola que adota essa orientação pedagógica precisa ter:

  • professores formados continuamente para aplicar corretamente a proposta;
  • um método sistematizado para acompanhar a jornada intelectual do aluno na construção do conhecimento;
  • e um ambiente educacional que promova o desenvolvimento cognitivo, social e criativo das crianças.

Quais as vantagens da proposta construtivista na educação?

Sabendo o que você vai encontrar ao conhecer uma Escola Construtivista em Salvador, é importante ter bem claro o que essa vertente pedagógica traz para a educação da criança. Nesse tipo de escola as crianças aprendem o poder do coletivo desde cedo. A convivência é baseada no respeito mútuo e na escuta ativa, educando cidadãos para o mundo e que sabem conviver com as diferenças.

No ensino construtivista as crianças:

  • constroem seu aprendizado em vez de memorizar informações;
  • têm espaços projetados para servirem de recurso didático;
  • podem expressar suas ideias e serem respeitadas por isso;
  • são guiadas para despertar sua curiosidade em pesquisar;
  • praticam o pensamento criativo nas suas tarefas e interações.

Como a Escola Experimental atua?

A Escola Experimental foi a primeira Escola Construtivista em Salvador e isso é significativo tanto para nós quanto para a nossa comunidade que, há mais de 50 anos, foi impactada positivamente com a proposta de uma educação com liberdade de expressão e colaboratividade. Um dos nossos princípios é educar para autonomia e democracia do aluno.

Priorizamos a autonomia para que seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional ocorra a partir dos atos de pensar, criar, refletir e criticar. Ensinamos além do espaço da sala de aula, pois todos os nossos ambientes foram pensados para tornar a convivência com a escola mais participativa, com abertura para a discussão, experimentos e muitas descobertas.

Com os esclarecimentos acima será mais fácil escolher uma Escola Construtivista em Salvador para o seu filho(a). O construtivismo na educação é importante na formação de cidadãos capazes de atuar na sociedade de forma competente e democrática já que a auto-aprendizagem e autonomia do aluno são sempre incentivadas pelos professores. O aprendiz constrói suas concepções, atribuindo significado aos conteúdos que são trabalhados no currículo escolar e, assim, avançam na sua aprendizagem.

Agora que você conheceu um pouco sobre o construtivismo na educação infantil e fundamental, agende uma visita para conhecer nossa escola. Até mais!