Escola Experimental participou do V Encontro Nacional das Equipes de Ajuda na UNICAMP

Nos dias 05 e 06 de setembro de 2022 aconteceu o V Encontro Nacional das Equipes de Ajuda no Centro de Convenções da UNICAMP, em Campinas – SP.

Equipe de Ajuda é um Sistema de Apoio entre Iguais criado pelo educador espanhol José Maria Avilés Martinez com o objetivo de investir no protagonismo estudantil e proporcionar ações de apoio entre alunos e alunas nas escolas. No Brasil, instituições de ensino de alguns estados vêm investindo nessa proposta em prol da convivência dos/das estudantes.

A Escola Experimental, por sua vez, é pioneira em por em prática esse sistema, tendo estruturado um grupo no Fundamental I chamado GAP – Grupo de Apoio entre Pares. Em 2017 sua primeira turma foi criada e, desde então, este grupo vem se estabelecendo e reafirmado no cotidiano da escola. Na ocasião do evento, 5 dos 10 membros do GAP 2022 emprestaram suas vozes para compartilhar o trabalho que realizam na nossa escola.

Acompanhadas/os pela tutora responsável pelo GAP (Jamile Souza, nossa vice-diretora), Francisco (5B), Maní (5B), Maria Clara (4C), Maria Fernanda (5A) e Sofia Fonseca (4A) manifestaram o real sentido da educação que valoriza a Convivência Ética. Ao tomar a palavra, as crianças emocionaram a plateia ao mostrarem que o mundo só pode ser
transformado se a harmonia da coletividade humana for posta como prioridade

O evento foi motivo de muito orgulho e nos sentimos honrados pela experiência. A participação de nossas crianças é histórica na Experimental e na Educação Brasileira, nos inspirando e a renovando a esperança da qual tanto precisamos. Parabéns para os cinco e para os dez membros do GAP! Parabéns para toda a equipe Experimental!

Acompanhe nossas novidades através das nossas redes sociais!