Encontros do GEPEM

Você lembra do GEPEM?

É o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral. Caso você não saiba, muito das práticas que a nossa escola investe em Convivência Ética e Desenvolvimento Moral é fruto da parceria com esse grupo.

Há quase dois anos, nossa vice-gestora Jamile Souza se tornou membro efetivo deste grupo, a convite pessoal da Dra. Luciene Tognetta, professora e pesquisadora de referência no Brasil, co-coordenadora do grupo, juntamente com Dra. e professora Telma Vinha, outra importante referência neste cenário educacional brasileiro. Sob mediação do Mestre e professor, Raul Alves, tais encontros se davam mensalmente em São Paulo, tanto na Unesp como na Unicamp.

Hoje, frente o cenário pandêmico, os encontros seguem acontecendo remotamente. Tal formato permitiu aos integrantes do grupo o reencontro e a retomada dos estudos sobre práticas em Convivência Ética.

Neste momento, o GEPEM se encontra estudando a tese de Mestrado da Dra. Luciene Tognetta, as discussões e reflexões têm levado os seus membros a buscar estratégias pertinentes no cenário da educação.

É muito importante lembrar que a aproximação da Experimental com os estudos da Moralidade se deu há muito anos, quando a professora e Dra. Telma Vinha visitou nossa escola e participou da Formação de Professores/as, além de ter orientado algumas de nossas ações, na ocasião. Desde então, a parceria veio numa crescente que permitiu a nossa instituição se tornar referência em Moralidade e Convivência Ética, para além da referência no cenário construtivista baiano.

Seguimos com foco no estudo como prioridade para que, a partir do mesmo, possamos seguir em busca de mais reflexões e possibilidades. Nosso objetivo é sempre investir na formação de qualidade das nossas crianças, abarcando seus aspectos pedagógicos, sociais, emocionais e morais.

Sigamos!