Plataforma #SOMOS CONTRA O BULLYING

Queridas Famílias e Comunidade Externa da Experimental,

É sabido que nossa escola possui um trabalho singular voltado para a Convivência Ética. Nesse sentido, as ações do GAP (Grupo de Apoio entre Pares) vêm ganhando espaço cada vez mais coerente e consistente com a nossa proposta de valorização das relações interpessoais.

Este ano, em pleno cenário pandêmico, vivemos desafios importantes para o crescimento do grupo e, dentre as conquistas vivenciadas, tivemos a honra de fazer parte de uma conquista que é de todo o Brasil, hoje fazemos parte da Nova Plataforma das Equipes de Ajuda brasileira.

Esta plataforma foi criada por pesquisadores do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) em São Paulo, coordenado pela Dra. Luciene Tognetta, uma autora e pesquisadora muito importante para a nossa escola, além de parceira da nossa equipe no que tange ao nosso Plano de Convivência Escolar.

A convite pessoal da mesma, nossas crianças do GAP fazem parte dessa plataforma que tem por objetivo abrigar e auxiliar outros grupos e instituições nas construções de suas ações voltadas para as relações interpessoais com intervenções entre pares.

Com isso, temos a honra de compartilhar com toda a Comunidade Experimental a plataforma que tem como endereço eletrônico www.somoscontraobullying.com.br, onde maiores informações são apresentadas, além de contar com a participação da nossa escola e de alguns/algumas representantes do GAP 2020.

Visitem, conheçam e apreciem essa grande conquista que é de todos/todas nós e que é parte de uma conquista a nível de Brasil!

Vocês podem, inclusive, conferir a Live que lançou esta plataforma, que aconteceu no dia 20 de Outubro, no Youtube, através do link https://www.youtube.com/watch?v=jARJiRJfouo&feature=youtu.be  com a participação da Dra. Luciene Tognetta e demais participantes que anunciaram essa conquista.

Por fim, nossa escola agora faz parte do Grupo de Tutores do Brasil que tem por finalidade discutir, trocar e refletir acerca dos trabalhos desenvolvidos com as Equipes de Ajuda (no nosso caso, o GAP). O primeiro encontro aconteceu no final de setembro deste ano de 2020, no formato online, e os demais acontecerão a partir de 2021.

Nossa vice gestora, Jamile Souza, a tutora responsável pelo GAP, esteve presente e pôde compartilhar acerca das ações que as nossas crianças vêm fazendo no cenário pandêmico.

Somos a única escola brasileira de Fundamental I a possuir um projeto de apoio entre iguais! E a primeira do Nordeste a fazer parte da plataforma #SOMOS CONTRA O BULLYING.

Sem dúvidas, um momento de realização para nossa escola, para a educação baiana e, agora, para o cenário educacional no Brasil. Que possamos seguir aprendendo e crescendo juntos/ juntas a cada conquista!

Grande abraço cheio de orgulho,

Equipe Experimental.