Primeiro encontro de 2020 do Grupo de Apoio entre Pares – GAP

Você lembra do GAP? É o nosso Grupo de Apoio entre Pares, formado por 16 crianças do Ensino Fundamental que, ao longo de uma formação continuada, elaboram ações em prol da convivência ética na escola.

As atividades de 2020 já iniciaram com o encontro emocionante das Famílias do GAP 2020, mães e pais das crianças recém eleitas.

O evento ocorreu no dia 4 de março, em uma noite regada de conhecimentos, reflexões e trocas acerca do que significa ocupar o lugar de família de membros tão importantes na nossa escola. Além de apresentarmos os objetivos do GAP, elucidamos quão potentes essas famílias são.

Nos emocionamos juntos/as ao pensarmos que nossas crianças se transformam quando se propõem a ajudar e apoiar os/as que precisam.

Nossas famílias do GAP, junto a Jamile Souza (vice gestora) e Andressa Militão (psicóloga escolar), entenderam que a partir de agora a parceria se dará sob perspectivas ainda mais ampliadas.

Família, escola e criança num único propósito: contribuir para a formação qualificada de pessoas mais justas, mais honestas, mais solidárias, mais respeitosas e, principalmente, mais humanas.

Tivemos ainda, no último sábado (07), o primeiro encontro formativo do GAP 2020, também sob a coordenação de Jamile Souza e Andressa Militão.

Uma manhã de integração, conhecimento sobre o projeto e minimização de ansiedades. Sim… nossas crianças recém eleitas, pelos/as próprios/as colegas, não viam a hora de começar a Formação do grupo que tem como objetivo principal cuidar das relações das crianças de toda escola.

Aqui, eles/as entenderam que será preciso se abrir para uma formação interna antes de tentar intervenções no outro e que, para ajudar alguém a se relacionar melhor, primeiro terão que vigiar suas próprias formas de conviver com o mundo, a começar no contexto escolar.

Essas crianças revelaram muito potencial e desejo em pensar estrategicamente sobre a convivência ética na Experimental, pois sabem que a Responsabilidade, a Organização e a Intenção serão a bússola de suas ações daqui para frente.

No registro fotográfico é possível conferir a presença dos nossos 16 membros que, juntos, revelaram que foram eleitos por cultivar o Respeito, a Confiança e a Solidariedade em suas relações interpessoais.

Nossas lágrimas, não presentes na foto, foram substituídas pelos risos de quem confirmou que muito pode contribuir a partir de então.

Orgulho define o estado de espírito de nossa equipe! Avante, pois há muito trabalho pela frente!