Primeiro encontro do Grupo de Apoio entre Pares – GAP

Você sabe o que é o GAP?

Conhece alguma ação escolar voltada para convivência ética que dê voz as crianças em detrimento da voz adulta?

O GAP é o Grupo de Apoio entre Pares. No sábado, 30 de março de 2019, a Escola Experimental deu continuidade a sua mais recente ação do Projeto Convivência. Inspirada numa ação espanhola e com orientação do GEPEM em SP, a vice gestora Jamile Souza conduziu atividades, dinâmicas e discussões com meninos e meninas do 4o e 5o anos eleitos pelos próprios colegas.

Nessa ação, o protagonismo infantil retrata a necessidade urgente de espaços educacionais descentralizarem do adulto as intervenções em prol das relações interpessoais. Quando uma criança se vê imersa em problemas de ordem social, é com uma outra criança que ela conta. Aqui, o adulto só acredita no valor que a relação entre o par possui, pois quem, de fato, atua não é ele.

Esse foi o primeiro encontro do ano e, quinzenalmente, este grupo estará reunido numa formação continuada com objetivo de pensar estratégias voltadas para a melhoria das relações interpessoais na escola. A ideia é fazer com que essas relações encontrem novas formas de se estabelecerem e que através da ajuda, da escuta e da confiança uma criança seja capaz de encontrar numa outra criança a melhor estratégia para solucionar problemas de ordem social.

É com muito orgulho e estudo que esse projeto está sendo construído, pois acreditamos que educar se faz a partir da interação e, por isso, cuidar das relações e cultivar valores como respeito, verdade e solidariedade é a nossa aposta para construir um mundo melhor.