Por que escolher uma Escola Construtivista para 2023?

Para escolher uma Escola Construtivista em Salvador, é preciso entender que o construtivismo tem como premissa o aprender como uma experiência única para todos os indivíduos, então porque limitar a maneira de ensinar a repetição do conhecimento? A proposta Pedagógica criada pelo Psicólogo Jean Piaget em 1920,  entende a criança como  um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem,  desenvolvendo-se à medida em que interage com o outro e com o meio em que vive, assim o conhecimento não chega a criança de forma unilateral e sim por diversos caminhos de forma dinamizada.

Ao aplicar a segunda abordagem construtivista, o ensino não apenas resulta na aquisição de conhecimento, mas também no aprendizado que produz domínio do método da ciência, no desenvolvimento de habilidades, personalidade e assim por diante. Dessa forma, acontecem muitas formas de auto-aprendizagem.

Então, quem procura uma Escola Construtivista em Salvador pode conferir algumas das principais características deste tipo de instituição :

• As perguntas dos alunos são altamente valorizadas;
  • Os materiais incluem fontes primárias e manipulativas;
  • Os professores usam diferentes tipos de recursos para apresentar os materiais;
  • Os professores buscam o ponto de vista dos alunos, a fim de entender as concepções atuais dos estudantes para uso em aulas subseqüentes;
  • A avaliação da aprendizagem dos alunos é entrelaçada com o ensino e ocorre através de observações dos professores durante as aulas, trabalhos e exposições;
  • Os alunos trabalham principalmente em equipes ou grupos;
  • Os alunos  têm confiabilidade para aprender a resolver problemas sozinhos.

Enquanto que na maioria das escolas o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre transmitido por um professor, o método construtivista é sobre o desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.

A abordagem tradicional é muito comum no ensino. Mas, ela ignora os alunos que precisam do contexto em que o aprendizado progride de acordo com o nível de interesse dos mesmos.

Logo, o ensino construtivista se mostra como uma excelente opção para os pais e responsáveis que queiram uma progressão da educação de forma diferente da convencional e tão usual.

Se você procura uma Escola Construtivista em Salvador e quer falar mais sobre o assunto, fale conosco! Estamos a postos para sanar suas dúvidas!